domingo, 6 de janeiro de 2013

The love school

 
Entendemos tanto um ao outro, que até para tirar fotos, saímos de olhos fechados

Qual é o papel fundamental de uma esposa: companheira, amante ou dona-de-casa?

Escolhendo uma, não haveria nem nuance dos demais papéis mencionados.
Se fosse necessário escolher uma, somente uma, qual seria o papel necessário para definir uma "boa esposa"?
Ser companheira, no sentindo mais amplo, não só ficar ao lado, mas compartilhar afinidades e interesses, sendo interessante, inteligente, tendo vida própria, voz, opiniões (uma amiga, não uma colega de atividade).
Ser amante, tendo prazer em relacionar-se fisicamente com seu marido, dividindo intimidades plenamente, buscando se completarem, se unirem. (participando verdadeiramente, não só fazendo seu papel de esposa).
Dona-de-casa, limpando, cozinhando, lavando, passando, recebendo, se portando (um misto de governanta, cozinheira, empregada, faxineira, secretária e babá) ET. Não é minha opinião esses atributos.
Hoje, sem nada pra fazer, comecei a assistir o programa da TV Record, "The Love School" ou a Escola do Amor, programa apresentado por Renato e Cristiane e num dado momento ela disse "...Eu estava fazendo o meu papel de esposa...". 
Papel de esposa? 
Afinal, qual é o papel da esposa no casamento?
Fiz algumas pesquisas e só encontrei conceitos machistas advindos principalmente das sociedades evangélicas, como este pequeno texto que encontrei em um estudo bíblico que diz: "A submissão ao marido segue o PADRÃO DE DEUS para o casamento (v.1a). 
O texto nos mostra o padrão de Deus para as mulheres dentro do casamento. Da mesma forma que os cristãos devem se submeter às autoridades e os servos aos seus senhores, a mulher também deve ser submissa ao marido.
Existem vários outros textos bíblicos que mostram que o padrão de Deus para a mulher dentro do casamento é a submissão (Gn 3.16; 1 Co 11.3; 14.34; Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1 Tm 2.11,12; Tt 2.5).
Em meus 32 anos de casado com a mesma mulher, não consigo enxergar ou entender essa questão de submissão.
No post anterior, escrevo sobre a questão da relação de poder e amor, sendo que onde há poder, o amor não costuma aparecer.
Continuo sem saber qual é o papel da esposa no casamento que as religiões pregam e os machistas também.
Faço uma pergunta: você é feliz ou espera que o outro de faça feliz?
Penso que caminhando juntos e se respeitando, o casal pode enfrentar qualquer dificuldade.
Em tempo: achei o programa muito fraquinho e típico de cultura religiosa. 

Um comentário:

Nélis disse...

Concordo com você "O papel da esposa" não é ser submissa ao seu marido, é sim caminhar junto, ao lado, participando e dialogando sobre tudo. Tanto a mulher quanto o homem tem seu papel fundamental no casamento: amar... respeitar... e viver a vida intensamente juntos.
Te amo,
sua @lma Dupla.