quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O terapeuta quer ter lucro


Vamos abrir um parêntese aqui na página pra falar sobre um tipo diferente de relação: a relação comercial, afinal, essa é a relação que se estabelece entre terapeuta e cliente. Talvez você não saiba, mas ser terapeuta não é sinônimo de voluntariado. O terapeuta quer ter lucro! Vamos acabar com essa ideia TOTALMENTE Equivocada de que terapeuta faz aquilo que é missão de vida e por isso não se importa com dinheiro, se importa só com o bem da humanidade. Não são coisas antagônicas, por incrível que pareça.
Uma humanidade saudável e dinheiro no bolso são duas coisas maravilhosas que podem conviver perfeitamente. Vamos acabar com essa ideia de que o terapeuta tem que colocar a necessidade do outro em primeiro lugar. Terapia é uma relação de TROCA. Tem que ser ganha-ganha. Terapeuta é tão empreendedor quanto quem abre uma hamburgueria. Talvez até mais! Porque tem que empreender com um serviço que as pessoas não têm ganhos imediatos, então fazê-las entender a necessidade desse serviço é muito mais difícil do que fazer alguém entender que quando a barriga ronca pode comer um hambúrguer que fica satisfeito, mesmo que o hambúrguer não seja tão bom assim. Vamos parar de esperar que o terapeuta seja sempre o bonzinho flexível que cede em tudo: “ah, seu atendimento é 300,00? Vamos fazer uma permuta? Eu lhe dou um abraço e você faz um atendimento”. Contas não se pagam com permutas. Permutas precisam ter uma compatibilidade de valor monetário e se encaixar em algo que o terapeuta necessite ou deseje.
Dificilmente você vai oferecer uma permuta para o seu ginecologista, urologista ou qualquer outro ...logista da medicina. Mas para o terapeuta você oferece. Ou, diz que tá caro uma consulta/avaliação que pode durar até 4 horas por R$300,00 e depois R$1.200,00 por uma sessão e um retorno, só pode pagar 600,00, mas tá por aí tomando cerveja no bar no fim de semana. Nada contra a cerveja, mas é preciso ter prioridades. Aqui estou falando da Hipnoterapia que pode resolver seu problema de anos a fio, com apenas uma sessão.  
O terapeuta quer ter lucro! Também quer ter dinheiro pra viajar nas férias sem aperto, pra comprar a roupa que gostou, pra jantar fora com os amigos.
Trabalhar com terapia não é ser voluntário.

Obs: Texto original publicado no Instagram de #sexoamorepsique

Um comentário:

Nélis disse...


Concordo!! Terapeuta é uma profissão, ele precisa disso para sobreviver.