sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Louva-a-deus, símbolo de fé para os humanos, na Natureza é um guerreiro




Foto: Jodenon
Ontem, ao colocar o chevette na garagem, vi este louva-a-deus pousado na coluna do parabrisas do carro. Corri e fui pegar minha máquina para registrar e ele calmamente fez algumas poses. Acho que ele veio para me parabenizar pelas 26 mil pessoas que já visitaram o Blog @lma Dupla.
O louva-a-deus pode ser visto de várias maneiras, para alguns, como símbolo de sorte, para outros proteção para as plantações, outros o verão como um voraz predador e já outros, o terão como uma criatura, vítima dos processos da Natureza.
O louva-a-deus, também, é conhecido como cavalinho-de-deus. É um inseto pertencente à ordem Mantodea.

ALGUNS ASPECTOS E CURIOSIDADES SOBRE O LOUVA-A-DEUS

Existem cerca de 2400 espécies de louva-a-deus, a maioria vive em ambientes tropical e subtropical. Grande parte dessas espécies é encontrada na Ásia. Seu nome popular é devido ao fato de, quando está pousado, ele lembra uma pessoa orando.
O louva-a-deus é um inseto, relativamente, grande, de cabeça triangular, tórax estreito com pronoto (parte anterior do tórax,onde se situa o primeiro par de patas) e abdômen bem desenvolvido.
O tempo de vida desse inseto é, aproximadamente,12 meses. As fêmeas, geralmente, são maiores, mais pesadas e têm um abdômen maior do que o dos machos. O voo do louva-a-deus é impressionante, lembra o voo rasante de um avião de combate.
Ele tem a capacidade de desviar dos ataques de morcegos em pleno voo, através de sua agilidade em dar mergulhos.
Este inseto é muito venerado na China, tendo, inclusive, os seus movimentos de combate, influenciado na criação de uma postura usada, na arte marcial, do Kung Fu. No Japão, ele é o símbolo dos Samurais.

AS HABILIDADES DO LOUVA-A-DEUS



Foto: Jodenon.  Com filtro Close_up+10

As marcas registradas do louva-a-deus são:

capacidade de camuflagem (mimetismo), se fundindo ao meio do qual faz parte, o corpo fino, esverdeado, alongado e imóvel confundindo-se com ramos de qualquer planta e as asas com as folhas;
Sua forte agressividade, tanto com o predadores, como com as presas, não é à toa, que no Kung- Fung, existe uma posição de luta que imita a postura de ataque do louva-a-deus.



Um comentário:

Nèlis disse...


Muito interessante o texto, li coisas que nem imagina sobre esse inseto. Muito boas as curiosidades sobre ele.