quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Reflexões de um Pai

Um pai tinha muitos problemas. Não estava dormindo direito e se sentia exausto. Vivia irritado, mal humorado e com muitas amarguras. Ele sempre estava doente, até que um dia, de repente, mudou de comportamento.
A situação era a mesma, mas notava-se que era diferente.
Um dia a esposa disse-lhe:
- Amor, estou há três meses procurando emprego e não encontrei nada, então vou tomar chá com as minhas amigas.
O marido respondeu:
- Está bem!
O filho, disse-lhe:
- Papai, vou mal em todas a matérias da Universidade!
O pai respondeu:
- Está bem, porque você vai se recuperar e se não o fizer, então poderá repetir o semestre, mas você vai pagar a sua taxa de matrícula.
A filha disse-lhe:
- Papai, bati meu carro!
O pai respondeu:
- Está bem filha, leve-o para a oficina e procure uma forma de como pagar e enquanto eles consertam, vá de ônibus, de bicicleta ou de metrô.
Sua Nora disse-lhe:
- Sogro, eu vou passar alguns meses com vocês!
O sogro respondeu:
- Está bem, acomode-se no sofá da sala e procure alguns cobertores no armário.
Todos na casa daquele senhor se reuniram preocupados em ver essas reações. Suspeitaram que ele havia ido ao médico que lhe receitou algumas cápsulas de calmante do inferno de 1.000mg.
Certamente ele teria tomando uma overdose.
Chegaram a conclusão que deveriam fazer questionamentos à ele para afastar qualquer possibilidade de reação que fosse provocada por alguma medicação ante-birras.
Mas qual foi a surpresa da família, quando todos estava reunidos com ele e o mesmo deu a seguinte explicação.
Demorou muito tempo para perceber que cada um é responsável por sua vida, levei anos descobrindo que minha angústia, minha mortificação, minha depressão, minha coragem, minhas insônias e meu estresse, não resolveriam os seus problemas, mas sim exacerbaram os meus.
Eu não sou responsável pelas ações dos outros, mas sim, eu sou responsável pelas reações de como eu me expresso perante a elas.
Portanto, cheguei à conclusão que o meu dever para comigo é manter a calma e deixar que cada um que resolva aquilo da forma que lhe convier.
Tenho feito cursos de Yoga, Meditação, Milagres, desenvolvimento humano, higiene mental, vibração e programação neuro-linguística. Em todos eles, encontrei um denominador comum:
no final, todos nos levam ao mesmo ponto. Também, eu só posso ter ingerência sobre eu mesmo, vocês possuem todos os recursos necessários para resolver suas próprias vidas.
Eu só posso dar meu conselho se por acaso me pedirem. Cabe vocês segui-los ou não!
Então, de hoje em diante, parei de ser:
- O receptáculo de suas responsabilidades;
- O carregador de suas culpas;
- A lavanderia dos seus remorsos;
- O Advogado de seus defeitos;
- O Muro de suas lamentações;
- O depositário das suas funções, que procura resolver seus problemas ou sua borda de reposição para cumprir responsabilidades.
De agora em diante, os Declaro Adultos Independentes e Autossuficientes.
Todos naquele momento, ficaram em profundo silêncio e desde aquele dia, a família começou funcionar melhor por que, todo mundo na casa sabe exatamente o que cada um deve fazer.

Autor desconhecido e adaptado por Jodenon

3 comentários:

Chrystian Borges disse...

Perfeito! Quando entendemos que não somos responsáveis pelos resultados que o outro obtém a partir de suas próprias ações, podemos ter uma espécie de paz. Outra consciência importante é a de que cada um sempre dá o que tem de melhor em todas as circunstâncias. Por isso, não devemos nos culpar por algo que “deu errado”, o que fizemos foi o nosso melhor. O máximo que podemos fazer é nos perguntar: “se houver outra oportunidade, como eu posso fazer diferente?”.
Obrigado por sempre dar o seu melhor, papai. Te amo!

Aninha The Best disse...

Obrigado filho!
Agora você é Pai (maiúsculo), conhece o que é o verdadeiro significado do amor.
Também te amo!

Educação e Trabalho disse...

Belo texto. É isso que sempre falo, enquanto pais e mães sempre estamos dando o nosso melhor. Erramos sim, mas é pq estamos procurando acertar. Mas não podemos ficar com a culpa do que os nossos filhos fazem, eles tem que caminhar com suas próprias pernas. Você sempre foi e é um excelente pai, do seu jeito.
Te amo e obrigada por estar sempre do nosso lado.