sábado, 4 de abril de 2015

Trocas de ideias pelo WhatsApp - Alguma serventia tem

Golden Boys by Deignis

Hoje Sexta-feira Santa, logo pela manhã um colega que estava voltando de viagem me passou uma mensagem via WhatsApp, com o seguinte teor: "Acho que o cara da rádio não entendeu que dia é hoje. Kkkkk, que tal Jodenon?".
Simplesmente, estava tocando uma música breganeja, muito ruim, dessas duplas que chamam de sertanejos universitários, mas que está mais para o EJA.
Respondi para ele com uma pergunta: Porque ele não haveria de tocar esse tipo de música, Fulano?
Fulano - "Por que hoje é dia de Reflexão!"
Eu - Todo dia é dia de reflexão. Você está querendo dizer que dia de finados, as rádios deverão tocar músicas fúnebres?
Se pensarmos dessa forma, hoje é um feriado só para os católicos. Os adeptos de outras religiões, deveriam estar trabalhando e não descansando.
O cristianismo e em especial os católicos possuem muitos dogmas criados pelos homens e por interesses para domar rebanhos de ovelhas (pensamento meu).
Sugeri ao meu colega, ler o livro de Uta Ranke para conhecer muitas coisas sobre a igreja e também assistir ao filme Lutero. Uta Ranke é considerada a maior teóloga do mundo, passou 9 anos pesquisando nos arquivos do Vaticano para escrever o livro, por interesses religiosos custou  sua Cátedra na Universidade de Heidelberg da Alemanha quando o publicou. Depois ela recuperou através de um processo judicial.
Pela primeira vez em dois mil anos de Igreja Católica, uma mulher ousa dar o nome ao "problema que não tem nome", a sexualidade. O livro faz uma contribuição imensurável à história da sexualidade humana.
A autora do livro de quase 400 páginas detalha a pesquisa que ela fez sobre as regras e virtudes da Igreja sobre a sexualidade feminina, que vai das suas raízes pré-cristãs até os dias de hoje.
O que se tem de relato é que o livro abalou a Igreja.
Cito um pequeno trecho escrito por Leonardo Boff* na orelha do livro: "...EUNUCOS PELO REINO DE DEUS - representa, talvez, a investigação mais séria realizada nos últimos anos na teologia ecumênica mundial acerca da forma como a Igreja romano-católica tratou a sexualidade, a contracepção, o prazer e as mulheres.
Continua ele: ...A perspectiva é a da mulher , vítima do sistema masculino ou celibatário que se apoderou do poder sagrado e o usou quase sempre na ótica antifeminista e machista."
Lembrando bem que não estou criticando ou falando da Bíblia e sim, mostrando um ótimo trabalho feito por uma mulher considerada a maior teóloga do mundo.

Quem é Leonardo Boff:
  • Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff, é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores. Eu o sigo no Facebook.

  • Um comentário:

    Nelis disse...

    Belas palavras como sempre! E qualquer dia que seja é dia de reflexão...e se tirarmos uma hora que seja, seria ideal para refletirmos o nosso dia.