segunda-feira, 23 de março de 2015

Discurso de formatura da turma de Marketing

Ilustríssimos senhores componentes da mesa, formandos, pais, irmãos, colegas, amigos e convidados, boa noite!

Estava em meu quarto no escuro e ouvindo “Jesus alegria dos homens” de Johann Sebastian Bach, esperando que a inspiração chegasse para que conseguisse escrever esses meus agradecimentos.
Como não conseguia, pedi ao meu pai Celestial que me desse uma luz. De imediato, o meu quarto se iluminou. Assustado, levanto com um salto, olho para a porta e minha esposa estava lá e tinha acendido a luz. Daí, veio a inspiração para escrever a introdução e por isso, peço licença as minhas colegas do Marketing para agradecer 3 grandes mulheres maravilhosas de minha vida, que contribuíram incansavelmente para que hoje eu esteja aqui.
Primeiro quero agradecer minha mãe que não está participando juntamente conosco, visto que tem medo de voar, mas foi uma lutadora para que pelo menos um dos seus cinco filhos biológicos tivessem um diploma de curso superior. Sou o primeiro a concretizar esse sonho dela.
Depois, minha esposa, que aqui se faz presente como minha paraninfo, incansável em sua luta para que seu marido continuasse e concluísse seu curso superior, uma vez que já havia desistido de 3 e ela, já possuía duas pós graduações, mas nunca me fez sentir menor e soube esperar o meu tempo para também ter o seu sonho realizado. E pela sua fisionomia vejo que o sentimento de vitória também ilumina seu rostinho amoroso.
E por último, minha filha, que no alto dos seus 16 aninhos, me faz enxergar a determinação na busca de seus objetivos, uma lutadora, uma filha amorosa, carinhosa e mesmo distante de mim, a cada competição que ela conquista no Judô, me faz ver que quando queremos algo para nós, temos que lutar e vencer.
Não posso deixar de agradecer ao meu bom Deus, a acolhida que tive pelos meus colegas da Unopar, agradecer a nossa Tutora Jeane Mendes e as heroínas, Alexsandra, Nângela, Nayane e Fernanda que juntamente comigo, estão recebendo seus merecidos diplomas.
Fiz os agradecimentos às minhas colegas e a Jeane, pois não é sempre que um senhor de cabeça branca se infiltra entre os jovens para levar adiante seus sonhos e é aceito como fui nessa turma de Marketing.
Até pensei em terminar cantando a música da banda Queen, “We Are The Champions” mas, depois de um capítulo da Novela das nove, a filha do comendador declarou que não ia na formatura de sua irmã bastarda para ver aqueles pobres cantando essa música. Coisa mais brega!
Então desisti de cantar.
O futuro é um caminho ainda desconhecido por nós, que não temos um tempo determinado para chegar. Sabemos que lá na frente, podemos encontrar um riacho de águas límpidas ou, talvez pedregulhos, quem sabe, um deserto de certezas ou incertezas. Mas, se optarmos por seguir sozinhos, certamente poderá ser uma tarefa árdua. Por isso, aprendemos a planejar, fazer experimentos, aprendemos também a estudar o ambiente no intuito de amenizar as dificuldades.
Se olharmos para trás, vamos ver que começamos o nosso curso da mesma maneira que hoje encaramos o futuro. Seguros pelo conhecimento adquirido e ao mesmo tempo com um friozinho na barriga por não saber o que virá pela frente.
Agora, temos um diferencial importante, somos profissionais de Marketing.
Disse um dia Lee Marvin, “Uma das coisas boas do envelhecimento é descobrir que você é mais interessante que a maioria das Pessoas que conhece”.
Embora não cantarei “We Are The Champions”, tenho o maior orgulho em dizer: Nós Somos os Campeões...

Jodenon Borges de Sousa
Orador da Turma de Marketing - Universidade Norte do Paraná

Um comentário:

Nelis disse...

Foi uma emoção muito grande... orgulho, amor, carinho tudo de bom. Eu que acompanho há 35 anos incentivando e ajudando nessa empreitada, quando finalmente resolver lutar pelos seus ideais e nos últimos anos voltou e concluiu seu curso superior.
Parabéns amor!!! Sou muito orgulhosa de ser sua companheira....mulher....amante.
Te amo!!!