domingo, 22 de maio de 2022

É possível curar um homossexual com a hipnose?





Fotos de minha autoria
Qualquer semelhança, é entendimento do seu Subconsciente!

Foto de internet uso livre

Recebi no meu Instagram no direct, a seguinte pergunta de uma seguidora: “É possível curar um homossexual com a hipnose? Quando ainda é jovem?”.

O que está escrito em vários dicionários, no Wikipédia e alguns sites de Educação é: “A homossexualidade é uma característica de quem sente atração física, emocional e espiritual por outras pessoas do mesmo sexo. O termo homossexual foi criado por um jornalista austro-húngaro chamado Karl-Maria Kertbeny em 1868, acredita-se que desde a antiguidade já existiam pessoas com tal característica.

Em 1970, os psiquiatras afirmavam que a homossexualidade era uma doença mental causada por processos fisiológicos, por desvios da orientação sexual e ainda por má formação e identificação sexual. Em 1993, o termo foi mundialmente retirado da lista de doenças mentais, já que não havia provas que confirmassem a veracidade do pronunciamento, e foi declarado que a homossexualidade era uma forma natural de desenvolvimento sexual.

O que é homossexual para mim?

Homossexual para mim é apenas um rótulo. Veja sem julgamento no próximo parágrafo, a minha análise sobre o segundo parágrafo acima.

Na definição dos dicionários que comecei citando, "A homossexualidade é uma característica de quem sente atração...". Então, sentimento é uma emoção de sentir, dessa forma mais claramente é o que "sinto". Se eu sinto, é um sintoma e todo sintoma é um veículo para nos levar na causa. Se tem uma causa, a hipnose através da hipnoterapia, pode ressignificar o fato causador desse sentimento por outra pessoa do mesmo sexo, ou dores emocionais pela não aceitação, pela dificuldade de se assumir, pela rejeição dos pais vários outros problemas relacionados. O que é muito importante e imprescindível, "é o cliente querer passar pelo processo". Não é o fato que machuca e sim, as suas percepções dos fatos.  

Cristo em suas cartas diz várias vezes que, você deve amar incondicionalmente (amor sem impor condições), todo ser que possui vida, isso inclui não só os seres humanos, inclui também, animais de todas as espécies, a natureza, seja ervas daninhas ou não. 

Observe suas próprias reações e sentimentos, conforme as passa vagarosamente em revista: a crítica, o sarcasmo, o julgar, o denegrir, o gerar inimizades, a intolerância, o ódio, os ciúmes, a agressão, os impulsos violentos, os roubos, as falsidades, as relações desonestas, a difamação, etc. Tudo isso são características do ser humano.

O homossexual é um homem ou uma mulher, seres humanos que amam. O que eles possuem diferentes são as suas orientações sexuais, por isso, os termos: “HOMOSSEXUAL/BISSEXUAL e Outros”.

Não importa a cor da pele, sua etnia, sua crença religiosa, política, e etc. O que importa é um ser humano, que merece respeito e amor incondicional.


Nos meus longos 68 anos de idade e 52 anos de atividades heterossexuais e estudos, como: educação sexual e orientação familiar (depois de ler mais de 30 publicações sobre educação sexual para ajudar minha esposa na sua pós-graduação em Educação Sexual e Orientação Familiar), coach de relacionamentos e sexualidade (tântrico), participar de Workshops de Sexualidade saudável masculina/feminina e casais, durante a formação de Análise Corporal, formação em Hipnose Clínica pela maior escola de Hipnose do Mundo, a OMNI - Hypnoses Training Center, posso responder a pergunta no início do texto, da seguinte forma.

Primeiro, a definição de hipnose é: “Processo de atravessar o fator crítico da mente consciente e estabelecer no subconsciente um pensamento ou sentimento exclusivo aceitável” (Gerald F. Kein).

Um conceito mais fácil para entender: hipnose é neurofisiológico, é como respirar – é uma atitude mental (Erika Yume).

 

O que estou escrevendo aqui, são as minhas percepções, sobre o uso da hipnoterapia. E como hipnoterapeuta, trabalho na ressignificação de uma memória existente no subconsciente de um ser humano que me procura para ajudá-lo, deixando claro que só vou mostrar como ele pode mudar a forma de interpretar os fatos, pois o nosso subconsciente só reconhece, aquilo que ele já conhece e que a resposta não está comigo e sim com ele.


Aqui, parte de uma anamnese que fiz.

Atendi um jovem que se rotulava ser homossexual e bissexual.

- Perguntei: Por que você colocou esse rótulo?

- Ele respondeu: Tenho sentimentos de paixão por homens e mulheres;

- Perguntei: Que tipo de experiência você já teve?

- Ele respondeu: Nenhuma, nunca tive relações sexuais;

- Eu disse: se você não passou por nenhuma experiência sexual, você e nem ninguém pode rotular que seja homossexual ou Bissexual. O que você tem por ambos é sentimento e sentimento não é definição de sexualidade.

Olha, Cristo diz em suas cartas que devemos amar incondicionalmente inclusive nosso inimigo. Você não precisa conviver, ter relações e laços de amizade. Pode manter esse amor dentro de você, sem julgamentos.

Tem uma outra citação de Cristo que diz: “Não falarei mais sobre isso, exceto para advertir aqueles que têm altos postos na igreja, na lei e no governo e que não cumprem com suas responsabilidades para com as pessoas nestes tempos críticos. Eles acabarão por perceber a enormidade de sua falta de comportamento moral ao exercerem seus deveres terrenos. Eles sentirão recair sobre suas próprias vidas a marca das vidas daqueles que foram prejudicados e destruídos por causa de sua negligência moral. Isso para meu entendimento, vale para qualquer ser humano que julga, critica e não acolhe com amor aquele que precisa.

TODA ação tem repercussões semelhantes, isso inclui o Racismo que é uma parte que ele diz em sua carta 9. Em nenhuma carta ele fala sobre homossexualidade.

Voltando na Anamnese, o problema dele era rejeição, abandono e críticas destrutivas, medo e raiva do Pai. Todos esses desconfortos que ele passou, foram ressignificados e ele decidiu caminhar para a vida e hoje é um filho que convive harmoniosamente com o pai. Antes de eu escrever este texto, o contatei para saber como estava, ele me disse que ainda não teve coragem de passar pelas experiências sexuais para saber na realidade o que ele quer ser, sexualmente.

Jodenon Borges de Sousa

Hipnoterapeuta Clínico – OMNI

Especializado em Hypnosport e Hypnoperform

 

 


2 comentários:

Nélis Neide disse...


Um texto muito bem escrito, como sempre, creio que acabei algumas dúvidas que eu tinha sobre homossexualidade com essa explanação sobre esse conteúdo, e concordo, se a pessoa quiser saber se tem uma causa: a opção sexual dele, então deve realmente procurar um hipnoterapeuta, para ressignificar isso, mas para que tenha sucesso ele precisa querer, não o pai, a mãe, o filho, etc, pois ele é a parte interessada.

Jodenon disse...

Apenas para Registro.
Ontem dia 03/07/2022 estava caminhando no Parque e fui encher uma garrafa pet de 500ml com água e um Senhor puxou conversa comigo, em dado momento começou falar de religião. Notei que era evangélico gado do Bolsonaro. Para tristeza dele, passou um casal homossexual que caminham todo dia no Parque, ele não aguentando começou a critica-los e julga-los, que era uma falta de vergonha na cara, que era contra as Leis de Deus. Eu não consigo ficar calado quando vejo tamanha homofobia, que é contrário aos ensinamentos de Cristo em suas cartas. Eu simplesmente perguntei para ele se com todo temor à Deus que sua Igreja impõe, com os dogmas de um Deus rigoroso com os deslizes de seus fieis, ela ainda achava que o simples fato de ser frequentador dos templos, conhecedor das palavras de seu representante do seu Deus, não tinha medo em julgar e criticar pessoas que independente do seu gênero, ama um ser humano igual a ele?
Ou o livre arbítrio é apenas uma falácia dos religiosos ortodoxos que embasam seus conhecimentos em um livro de autoajuda escrito durante esses dois mil e poucos anos, com base no velho testamento judaico?
Paramos por aí, pois ele não teve como continuar.