quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Existe diferença entre tristeza e depressão?


Existe!
Tristeza aparenta ser um fenômeno normal ou para muitos, um estado de espírito que faz parte da vida psicológica de todos nós.
Depressão é um estado patológico, requer cuidados médicos. Existem diferenças bem demarcadas entre uma e outra. A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais tempo. Podemos ficar tristes porque alguma coisa negativa aconteceu em nossas vidas, mas isso não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir. Sem que saibamos, a depressão provoca sintomas como desânimo e falta de interesse por qualquer atividade. É um transtorno que pode vir acompanhado ou não do sentimento de tristeza e prejudica o funcionamento psicológico, social e de trabalho, levando o deprimido ao desânimo e vontade de sumir do mapa.

O que se pode fazer para não cair em depressão?

Alguns especialistas dizem que a primeira coisa, é apelar para o bom-senso, mas, bom-senso em quê? Não há uma receita básica, salvadora dos nossos sofrimentos, mas todos podemos conseguir uma qualidade de vida satisfatória lutando contra essa dificuldade patológica. Depois, é preciso desenvolver a capacidade de enfrentar e resolver problemas, dificuldades e conflitos. Tanto isso é possível que estudos apontam que apenas 18% da população apresenta quadros depressivos ao longo da vida. Problemas todas as pessoas possuem, sejam elas em graus maiores ou menores. No entanto, é necessário dentro das possibilidades, aprender a lidar com eles e a não deixar que nos abalem demais, ou sejam, maiores do que nossa capacidade de reação.


Nenhum comentário: