segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

sustos inesperados em voos pelo Brasil



Engraçado a vida da gente.
Já voei em diversos tipos de aeronaves, sendo a de menor porte um monomotor Caravan no trecho de Gurupi - TO à Goiânia e a aeronave de maior porte, um Boeing 747 Combo da Angola Airlines. Já voei pela Varig, Vasp, Transbrasil, Tam, Gol, Azul, Passaredo, Sete Linhas Aéreas, de Helicóptero mais de uma vez fazendo filmagens e por último, pela Trip.
Já passei alguns sustos e já perdi um voo que evitou o maior deles que foi uma aeronave Fokker 100 da TAM, pois eu estava na sala vip do aeroporto de Congonhas ouvindo uma apresentação de um grande pianista e degustando salgadinhos com Coca-cola. Estava tão envolvido que esqueci que tinha de ir embora. Quando lembrei o avião já devia estar no meio do caminho. Peguei um táxi para o Aeroporto de Guarulhos e chegando lá, vi a notícia que o avião tinha feito um pouso de emergência e desceu de barriga no aeroporto de Brasília.
Domingo quando estava vindo para Cuiabá, o ERJ-175 da Embraer de propriedade da TRIP Linhas Aéreas, aos 42 minutos de voo, entrou em uma turbulência e deu uma rabeada de mais ou menos uns 20 graus a esquerda e logo em seguida um giro de 15 graus a direita e só ouvi a gritaria da mulherada.
Como já estou acostumado com essas turbulências, continuei tomando meu suco de laranja para não derramar.
Em outra viagem para Cuiabá, durante o trajeto tivemos pequenas turbulências que não assustaram, mas ao aproximarmos da pista de pouso, o vento estava muito forte e começou a empurrar a aeronave da GOL, fazendo com isso uma estabilidade para tocar na pista com segurança. Nesse o momento, só ouvia os gritos de medo dos passageiros. O piloto arremeteu e devido a pouca velocidade que estávamos, a aeronave subiu com muito dificuldade e quando alinhou fora do alcance do perigo, voamos por mais 20 minutos e o piloto voltou pelo lado oposto da pista, no entanto quando ela bateu os pneus na pista, foi uma pancada enorme que pensei ter quebrado o trem de pouso. Enfim, quando a aeronave estacionou, foi uns 3 minutos de aplausos para o piloto, co-piloto e os comissários que mesmo escondendo o medo, se mostraram muito competentes para acalmar os passageiros.
Quem opta por voar, tem que estar preparado para esses sustos.

2 comentários:

Nélis Neide disse...

Mas ainda bem que não ouve maiores consequências e o voo continuou o seu percurso normal e você chegou ao seu destino sã e salvo. Graças ao bom Deus!
Te amo

Chrystian disse...

Que susto, em... Ainda bem que deu certo.