quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Informações subliminares afetam as emoções


Sempre procurei entender o que se passa comigo que, sem mais, nem mesmos, meu humor muda. Encontrei neste artigo da Revista Mente Cérebro, a resposta.
"Desenvolver a autoconsciência auxilia a manter o bom humor
Acontece com quase todos: de repente, e aparentemente de maneira inexplicável, sentimo-nos alegres ou tristes, embora nosso humor estivesse bem diferente alguns minutos antes. Essa mudança pode ser causada por uma espécie de mensagem sensorial subliminar – o que alguns estudiosos chamam de priming, “estímulo precedente”. Quer dizer que estamos o tempo todo sujeitos a essas oscilações? Não. De acordo com artigo publicado no periódico Social Cognition, reconhecê-las é meio caminho para aprender a controlá-las.
Voluntários foram convidados a ler um texto que continha, repetidas vezes, palavras como “sucesso” e “realização”. Em seguida, foram orientados a tentar resolver alguns exercícios de cálculo e memorização considerados difíceis pelos autores do estudo. Obviamente, a maioria dos participantes se saiu mal. Em comparação com o grupo de controle, que não leu o material antes de fazer os testes, eles revelaram mais sentimentos negativos por não terem conseguido cumprir a tarefa. A sugestão dos autores do estudo? Desenvolver a autoconsciência: em uma segunda etapa do experimento, o ânimo dos participantes melhorou quando os pesquisadores revelaram a associação entre o texto e o insucesso no desafio mental. Refletir sobre algo que se ouviu, viu ou de que se lembrou alguns minutos antes de uma crise de mau humor pode ser útil para “dissolvê-la” mais rapidamente ou para decifrar aspectos do próprio comportamento, sugere o artigo."

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois então pense nisso que escreveu e tente não ter tantas oscilações de humor, mesmo porque você é uma pessoa maravilhosa e merece ser feliz e alegre sempre...
Te amo.

Nelis disse...

Pois então pense nisso que escreveu e tente não ter tantas oscilações de humor, mesmo porque você é uma pessoa maravilhosa e merece ser feliz e alegre sempre...
Te amo.