sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sexta-feira à noite...



Sexta-feira à noite, eu em casa, brincando com o controle remota de minha TV e por acaso me deparo com a TV Câmara. Fico assistindo a discussão sobre o direito dos royalties do pré-sal.
Em um discurso inflamado, alguns deputados do PSDB, PSC e o desavergonhado do Garotinho, dizendo que a bancada do Rio de Janeiro irá obstruir toda votação até entenderem que os Estados produtores de petróleo, possuem mais direitos que os outros Estados.
Eu na minha sábia ignorância, pergunto: A Petrobrás pertence ao Rio de Janeiro?
Quanto foi o gasto do Rio de Janeiro com as pesquisas para a descoberta do Pré-sal?
As duzentas milhas náuticas, pertencem ao Rio de Janeiro? Caso pertençam ao Rio de Janeiro, deve ser responsabilidade do Estado criar a Marinha Estadual para proteger suas águas e não, a Marinha Brasileira.
Então, gostaria de entender, porque batem no peito e dizem ser Estados produtores!!!
No meu entender, o meu Estado de Goiás tem tanto direito, quanto o já favorecido Rio de Janeiro.
Alguém poderia explicar essa reivindicação de direitos?